A Eco Dive foi formada pelo Biólogo e Instrutor de mergulho NAUI em março do ano de 2000 na cidade de Paraty - RJ como operadora de mergulho em uma embarcação própria.
Tudo começou em 1973 quando eu tinha apenas 07 anos de vida quando eu fui com meu pai visitar meu tio, e meu primo que morava fora na Itália, estava em casa e pegou seus equipamentos de mergulho bem antigos para guardá-los, e aquilo tudo me deixou fascinado, e assim eu já sabia o que eu queria da minha vida.
Na minha infância as coisas eram bem difíceis, e precisei trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas de casa.
Na escola onde estudei, havia um aquário na secretaria onde havia um pequeno escafandrista, e aquilo continuava a minha inspiração e a busca pelo meu sonho, toda vez que avistava aquele aquário.
Quando pequeno ainda, com apenas 12 anos, eu trabalhava em uma oficina mecânica, como ajudante e aprendiz, lavava peças entre outros serviços, certo dia eu fui de bicicleta bem longe de onde eu trabalhava para buscar uma embreagem de um Landau, e bem perto da auto peças, havia uma escola de mergulho, que eram poucas na época, eu me encorajei, e encostei a minha bicicletinha velha, comprada em um ferro-velho no canto da porta, e todo sujo de graxa, eu adentrei e perguntei a pessoa que estava atrás daquele balcão.
Quanto custa um curso de mergulho?
A pessoa respondeu, com outra pergunta, é para você?
Eu disse sim, sou eu quem quero fazer.
Recebi a seguinte resposta,
Isso é muito caro para você, com um ar de ironia, aquilo tudo, de sonho, vontade e desejo de mergulhar quase se foram.
Em pouco tempo, meu pai havia falecido, e eu continuei ajudando nos custos de casa para completar a renda da minha mãe e irmão pequeno, e nada sobrava para eu continuar a minha busca pelo mergulho.
Insistente do jeito que sou, acabei guardando um pouco aquí, outro de lá, em fim, eu tinha meu dinheiro suado para fazer meu curso de mergulho.
Acabei me inscrevendo na mesma escola que havia me travado, e quase bloqueado minha vontade de me tornar um simples mergulhador.
No primeiro dia de aula as pessoas inscritas aparentavam ser a maioria, gente de muita grana, com carros do ano, e eu quieto no meu canto.
Entra o instrutor na sala fala seu nome se apresenta e pergunta:
qual é seu nome?
de onde você é?
e porque está fazendo seu curso de mergulho?
A maioria responde, eu estou indo para tal lugar (país) e quero fazer o curso.
Na minha vez eu respondi de pé.
Meu nome é Alexandre Ribeiro
Faço hoje meu aniversário
Estou me dando de presente esse curso.
E sou aquele garoto todo sujo de graxa, e da bicicletinha pintada com pincel que você disse que eu não teria grana para fazer meu curso, pois seria muito caro para eu pagar.
Muito sem graça a pessoa desconversou e assim deu sequência em seu curso.
Na época eu nada sabia e estava lá para aprender, mas quando se tem vontade tudo é possível.
Fiz a minha parte teórica,
Depois, a minha parte prática e conquistei a minha certificação, que hoje nem validade tem, nem mesmo a tal certificação.
O instrutor da escola que eu não quero citar o nome, não sei o que aconteceu com o mesmo.
Com tudo como eu frequentava bastante a cidade de Paraty, acabei conhecendo um bombeiro da região, onde eu mergulhei muito com ele, para várias atividades.
Mas minha busca pelo meu sonho, ainda não teria acabado, eu queria um pouco mais, depois de certos anos de minhas atividades de mergulho, conheci uma pessoa que trabalhava com mergulho por amor, e ara aquilo o que eu queria.
Trabalhar com pessoas especiais, e dependentes químicos.
Simplesmente mergulhar por amor e respeito pelas pessoas.
Levar as pessoas para conhecer o fundo do mar, é algo inexplicável para muitos e tem um poder imaginável, não importando, o que elas tem, ou de onde elas vieram, e sim o por que estão aquí para mergulhar comigo.
O mergulho tem muitas coisas que muita gente jamais conseguirá enxergar, ou quem busca apenas quanto você vai gastar não tem todo o respeito pelo mar, e pelo próximo não é a mesma coisa a meu ver.
Dessa maneira espero sempre muitos meninos com aquela bicicletinha, procurando pelos meus cursos de mergulho, e mesmo sem muita ou nenhuma verba, terei um imenso prazer de tentar ajudá-los, a ter um futuro, um sonho, ou até quem sabe um novo mergulhador ou instrutor que leva você para mergulhar, com amor em quem você é, e não pelo o que você tem.
Após ter passado por várias escolas de mergulho onde trabalhei como Dive Master e Instrutor, decidi abrir a minha própria escola em um pequeno espaço na Academia Sport Total no bairro da Freguesia do Ó em Sâo Paulo, que ainda hoje é a minha maior parceira, onde ministramos nossas aulas práticas.
E assim comecei a realização de um grande sonho de infância que era simplesmente mergulhar e depois, ensinar as pessoas a mergulharem, e passar para todos os meus amigos, parentes e alunos como é formidável sentir a sensação de respirar em baixo dágua.
Passei a ensinar a arte de mergulhar e respeitar não só o mar, e sim a todas as formas de vida durante os nossos mergulhos, inclusive a sua que depende do nosso profissionalismo para que as nossas atividades de mergulhos sejam cada vez melhor, mais alegre e segura.
Durante meus cursos procuro respeitar os limites de cada aluno, e busco melhorar a cada dia, a fim de continuar fazendo o que eu amo por vários anos da minha vida.
Eu trato o mergulho como um estilo de vida, procuro aprender com todas as pessoas que mergulharam e confiaram suas vidas durantes nossos cursos. e é desta maneira que a cada dia a nossa união vem aumentando graças a seu reconhecimento pelo meu trabalho, que foi construído com muita dedicação dificuldades e determinação.
Este é o nosso grande diferencial que temos em nossa bagagem, é a amizade, respeito e carinho com todos os alunos e as pessoas que mergulham conosco durante as nossas atividades de mergulho e aulas de campo de biologia.
Obrigado
Alê Ribeiro
Instrutor de Mergulho NAUI
#44455
Mergulhador Profissional
Nenhum comentário:
Postar um comentário