quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Curso de Mergulho Básico

O curso de Mergulho Básico
é a porta de entrada para o mundo submarino,
neste curso ensinaremos todos os conceitos de iniciação
ao mundo do mergulho autônomo.
Como fisiologia, o corpo em baixo dágua,
cuidados, meio ambiente, equipamentos, 
tabelas de mergulho da marinha americana,
habilidades, navegações e muito mais,
tornando você habilitando a mergulhar
a uma profundidade de 18 metros,
tornando você habilitado para praticar mergulho autônomo 
em todos os países, assim que você conquistar
a sua credencial.

 Contando com o apoio
de nossa equipe de profissionais apaixonados
pelo que fazemos.
A sua aula se torna descontraída e alegre.
 
O Curso de Mergulho é divido em três etapas:
Aula Teórica e Prática
  Duração do Curso Básico
Em um Final de Semana
Sab e Dom início  09:30 hs às 17:00 hs

Opções de nossos Check-out´s poderão
ser realizados em Paraty ou Ilha Grande
Onde você escolhe onde quer concluir seu curso.


Iniciamos cursos mesmo com um aluno,
sem precisar formar número mínimo
de alunos inscritos, assim você tem
um atendimento diferenciado. 


Investimento:
Curso de Mergulho Básico - teoria e prática em piscina
R$ 390,00  em 2 Vezes - Certificação Internacional 
e Material Didático Incluso
Emitida a certificação após o Check-Out.

Check-out / Batismo Aula Prática no Mar

Paraty -
inclui: 2 diárias na Pousada - 1/2 Pensão com café da manhã,
02 duas saídas embarcadas,
04 Mergulhos, lanche a bordo, água,
 refrigerantes e frutas.
Equipamento de mergulho autônomo completo
e cinto de lastro.

Ilha Grande - Angra dos Reis
inclui: 2 diárias Pousada - pensão completa café da manhã,
almoço e jantar
02 duas saídas embarcadas,
04 Mergulhos, lanche a bordo, água,
refrigerantes e frutas.
Equipamento de mergulho autônomo completo
e cinto de lastro.

É necessário que você tenha o equipamento básico
(máscara, snorkel e nadadeiras),
para aula de mar, temos kits a partir de R$ 190,00 
 


Trabalhamos sempre com grupos
pequenos buscando prover mais
Atenção, Segurança e Melhor Atendimento














domingo, 22 de janeiro de 2012

Mergulhos em Naufrágios

O Brasil possui muitos naufrágios que despertam a nossa curiosidade, admiração e respeito em toda a nossa costa esses navios estão aguardando a visita de mergulhadores apaixonados pela história ou para quem, só viu um naufrágio pela televisão relatos em jornais ou revistas.

Um dos locais com maior número de naufrágios em nosso litoral é a Ilha Bela devido a visibilidade no canal ficar prejudicada com muita neblina, falta de faróis nas pontas da ilha o que prejudicava muito vavegar durante a noite em qualquer ponto da Ilha tanto dentro ou por fora do canal de São Sebastião.  

Ilhabela possui o título de Campeã Sul Americana de Naufrágios. Entre os anos de 1880 a 1920 ocorreram mais de 80 naufrágios na região.
Alguns atribuem o magnetismo da ilha como a principal causa dos naufrágios, "enlouquecendo" variando as bússolas e fazendo os navios perderem a sua rota. Por causa disso, surgiram comentários de um novo "Triângulo das Bermudas".
Dos mais de 80 naufrágios foram localizados apenas 18, em sua maioria ao lado sul da Ilha. Para se mergulhar nos mais conhecidos e visitados um deles são:

AYMORÉ - Este cargueiro naufragou em 1920, perto da ponta da Praia do Curral. Encontra-se a 30 metros da costa, numa profundidade de 06 a 15 metros, e é uma boa opção para mergulhadores iniciantes.

VELASQUEZ -Este vapor inglês com mais de 150 metros de comprimento chocou-se conta a Ponta da Sela em 1908. Encontra-se a 50 metros da costa, entre 06 e 22 metros de profundidade.

THERESINA - Afundou em 1919 a nordeste de Borrifos. Está a 100 metros da costa, numa profundidade de 08 a 17 metros, e a grande atração é a hélice do navio.

DART - Pertencente ao Correio Real Inglês, esta vela a vapor afundou na Ponta de Sepituba em 1884. Está a 40 metros de distância da costa, a uma profundidade de 6 a 25 metros.

PRINCIPE DE ASTÚRIAS - Este luxuoso transatlântico inglês, construído pelo mesmo estaleiro do Titanic, naufragou na madrugada de 06 de março de 1916 chocando-se contra a Ponta da Pirabura. Dos 611 passageiros, apenas 164 sobreviveram. Está a 100 metros da costa, a uma profundidade de 18 a 45 metros.

NAUFRÁGIOS de PARATY

PAULISTA - Foi construída nos estaleiros Hall, Russel & Co. de Aberdeen no ano de 1898. Vendido para o Brasil em 1908 passou a chamar-se Paulista.
Casco de ferro e vinha dos portos do sul, transportando madeira que foi carregada em Paranaguá, café carregado em Santos e diversos outros produtos carregados em S.Sebastião e Paratí. Seu destino era o Rio de Janeiro.
O navio está a uma profundidade que varia dos 25 aos 32 m de profundidade, em posição  de navegação de pé no caso. Toda sua superestrutura está desmantelada, deixando expostos a base do convés, a caldeira e o motor. Existem muitas redes de pesca enrroscada na embarcação, muito sedimento sobre o naufrágio mas pode-se ver que diversos são os rombos em seu costado e podem ser ainda vistos, caídos, os guinchos de proa. O leme e a hélice permanecem inteiros.
A visibilidade no local é razoável até os 20 metros e a suspensão de sedimentos é facilmente comprometida se houver um grupo  de mergulhadores sem muita prática em flutuabilidade.

RIO MACAHUAN - Construído em 1900 após sua primeira venda.
Depois foi vendido para o Brasil, a empresa João Eugênio.
Material : Casco de aço, propulsão a vapor por rodas (pás).
Sua carga continha barris de cimento, garrafas de Xarope João da Silva da Farma Chim e bobinas de aço.
Partindo do Rio de Janeiro destino a Porto Alegre, o navio começou a fazer água, e ao tentar voltar e procurar um ponto abrigado, o navio colidiu com o paredão da ilha onde acabou afundando rapidamente.
Comprimento do navio é de aproximadamente 50 metros.
Ele encontra-se a uma profundidade entre 6 e 18 metros.
Posição Ilha do Cairussú, (ponta do cairussú) bem rente a costa.
O navio está desmantelado, ainda é possivel avistar o que sobrou do navio, como as caldeiras, um eixo a parte dos barris, e ao lado oposto da do paredão, pode -se encontrar as garrafas de xarope afundados na areia e no sedimento.
A visibilidade é bem restrita devido o local possuir uma corrente forte no canal, mas se o mar estiver calmo, e sem  correnteza, é uma boa opção mergulhar no local.
Não existe nenhuma operadora de mergulho quefaça o translado até o ponto do naufrágio.



Fotos das 2 Garrafas de Xarope doadas ao museu.

NAUFRAGIO do AVIÃO - Fabricação Nacional.
Motorização Bi-Motor
Fuselagem semi inteira em posição de vôo, material alumínio e aço.
Fundeado propositamlmete em 2011 como recife artificial, pelo Projeto Robalo.
Antes de seu fundeio foram retirados todas as tubulações hidráulicas, tanque de combustível, vidros, todos os relógios de instumentos foram removidos a fim de evitar saques, e os revestimentos internos como as mantas térmicas de fibra de vidro, que poderiam causar algum tipo de impacto.
Visibilidade varia entre 3 e 12 metros dependendo das condições do mar.
O naufrágio do avião serve como berçário e arrecife artificial proposital, que abriga inúmeras formas de vidas em seu interior aumentando e protegendo o número de espécies no local.
O naufrágio é também  atrai mais turistas mergulhadores, para quem conhecer um avião recém naufragado.
Próximo ao ponto de mergulho você encontra também um símbolo da maçonaria e uma estátua do cristo redentor fazendo da ilha dos Meros um diferencial das ilhas de Paraty para se mergulhar.

No Brasil deveríamos receber mais naufrágios propositais como este atraindo turistas mergulhadores aumentando o turismo e ainda mais aumentaria também vários tipos de peixes que se beneficiarão desses tipos de ação positiva.

A maioria dos naufrágios aquí citados, são dicas de fácil acesso, um mergulho barato para
Caso o visitante queira conhecer a fundo sobre marcações (posições) e histórias completas de todos os naufrágios do Brasil, em nossa página incial do blog tem um link chamado naufrágios, do site Naufrágios do Brasil que suas informações citadas são fontes fidedignas.

 A baixo fotos do Naufrágio do Avião - Ilha dos Meros Paraty
Causa do Afundamento Proposital
Fotos Alexandre Ribeiro


Vista Frontal


Lateral Direita da aeronave, as amarras nas portas servem  para evitar penetrações de mergulhadores no interior do avião devido a levesa da sua fuselagem provavelmente um grande volume de bolhas em seu interior facilmente poderia fazê-lo flutuar.
Em seu interior nas fotos a baixo é possível ver algumas rochas lastreando o avião. 


Naufrágio do Avião Foto Alê Ribeiro Eco Dive


Foto Alê Ribeiro Eco Dive


Naufrágio Ford Courier Pedreira de Sorocaba durante a nossa parada.
Foto Alê Ribeiro

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